sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Carta aberta a Rogério Ceni

Caro Rogério Ceni, eu teria tudo para te invejar.


Não te invejar, no sentido ruim da palavra, mas ter aquela "inveja branca" que o pessoal fala (se é que existe essa tal "inveja boa").


O que você conquistou no futebol vai ser dificílimo algum outro ser humano conquistar, ainda mais em se tratando de um goleiro... Até os dias de hoje foram mais de 100 gols convertidos quando a sua principal função é evitá-los! És diferenciado realmente... Isso sem falar em títulos: paulistas, brasileiros, libertadores, mundiais, enfim, a sua carreira, se encerrada hoje, já te colocaria como um verdadeiro mito do futebol mundial. Você ganhou tudo o que tinha para ganhar, venceu todos os desafios que foram impostos à sua pessoa, superou obstáculos e se consagrou, por merecimento. Nada, absolutamente nada disso que você teve até hoje veio de graça, e o Brasil inteiro é testemunha disso. Você mereceu e merece, tudo isso.


É Rogério, você seria sim, digno de inveja, mas para mim, não é.


Hoje, no final de sua carreira, você demonstra com suas descabidas declarações (concedidas apenas após as vitórias, diga-se de passagem) de que realmente faltou uma conquista na sua vida. Talvez a mais difícil de todas. Talvez uma conquista que você nem se dê conta de que não tem. Talvez ela não te faça falta, mas talvez, graças a ela, você não tenha se tornado realmente um ídolo maior. Um ídolo completo, ou simplesmente, um ídolo, no sentido mais literal da palavra.


A humildade Rogério.


Sim, eu sei, é difícil ser humilde quando se é muito bom, mas aqueles que são muito bons só se tornam melhores quando têm humildade, vide o Pelé por exemplo, o maior de todos, em todos os tempos.


Depois das suas últimas declarações sobre o Neymar, sinceramente Rogério, eu tive a certeza de que você tem uma grande mágoa. Talvez aquele pênalti, aquela "paradinha", da qual você sempre se utilizou e acabou sendo vítima... Afirmar, de forma irresponsável, que o melhor jogador em atuação no país simula metade das faltas que recebe é, na minha humilde opinião, no mínimo, falta de ética com um colega de profissão. Imagine se, no começo de sua carreira, algum grande jogador dissesse, para quem quisesse ouvir, que você se adiantava na metade dos penaltis que defendia? Ou que fizesse "cera" na metade das suas contusões?


O Neymar é apenas um menino Rogério, e claro, você não é obrigado a gostar dele, ninguém é. Sim, ele errou muito, ainda erra às vezes, muitas vezes até, mas eu tenho certeza que já ouvi a palavra "desculpa" muito mais vezes da boca dele, com 19 anos, do que da sua, com quase 40. Ele está aprendendo. Pelo menos tentando e se esforçando, e seu carisma já ultrapassa os limites do clube que ele defende. O seu, infelizmente, nunca saiu do Morumbi.


Ah esse seu ego Rogério...


... ah se você tivesse humildade.


Com certeza o meu sentimento em relação a você seria o de admiração, talvez até o de inveja. Mas hoje, infelizmente, o meu sentimento é de pena.


http://www.youtube.com/watch?v=oK9ieBWvgHo


Nenhum comentário:

Postar um comentário