terça-feira, 24 de novembro de 2009

Carta aberta ao Sr. Marcelo Teixeira

Em primeiro lugar, vou me apresentar, Sr. Marcelo. Meu nome é Gustavo, tenho 32 anos e sou publicitário. Sou torcedor do Santos desde que me conheço por gente e, graças ao meu pai, vou à Vila desde os 3 anos de idade. Sou sócio do Santos também desde que nasci. Por vir de uma família totalmente devota ao Clube, assim como a sua, costumo dizer que quem gosta e ama um time de futebol tem o amor mais sincero que um ser humano pode ter. Podemos mudar de nome, cidade, estado, país, religião, carreira profissional, esposa (marido) e muitas outras coisas na vida, mas de time, salvo raríssimas exceções, não mudamos. Por isso tenho certeza, espelhado em meu próprio caso, que para quem gosta de um clube de futebol essa devoção é simplesmente apaixonada.

 

Sempre fui fã da sua administração, sempre votei na sua chapa em todas as eleições do Clube, bem como o apoiei e o defendi de todas as críticas feitas por meus amigos que simpatizavam com a oposição. Não entendia como existiam pessoas que podiam ir contra a sua administração se a grande maioria dos títulos que eu tinha visto o Santos ganhar tinha sido nas suas gestões. Campeão Brasileiro em 2002, Vice- Campeão da Libertadores em 2003, novamente Campeão Brasileiro em 2004, isso sem contar o Bi Paulista de 2006 e 2007.

 

Pois bem, com o final da temporada 2009, me pergunto o que aconteceu? Eu vivi no Santos na década de 90, que sem dúvida nenhuma foi uma das piores da história do nosso time de futebol. O senhor assumiu e tudo mudou. Mas este ano e o ano passado, em particular, foram horríveis, acho que superando toda a década de 90. Desculpa questionar, mas acho que tenho todo o direito, já que sou sócio, vou aos jogos e votei no senhor. O que aconteceu com todas as promessas feitas na campanha "Rumo Certo"? O que aconteceu com todo o planejamento? Porque convenhamos, o senhor como um administrador bem-sucedido em Santos, tenho certeza, tem a humildade de assumir e reconhecer que 2008 e 2009 não teve planejamento algum.

 

Vi e ouvi todas as manifestações e críticas à sua administração, e, confesso, fiquei sem ter o que responder. Senti-me abandonado, acreditei em uma coisa e o que foi mostrado nestes dois últimos anos foi uma coisa completamente diferente. Começo a achar que o senhor realmente teve sorte de ter vários craques da nossa base revelados ao mesmo tempo no time campeão de 2002. Como sou a favor de apoio total e irrestrito no estádio em todos os jogos, jogando o time bem ou mal, prometi a mim mesmo que não vaiaria o time e não faria nenhum protesto até o fim do ano. E foi o que realmente eu fiz. Acompanhei sofrendo os dois últimos anos, vendo o time fazer jogos bisonhos, jogadores sem vontade e a diretoria perdida, tentando "apagar incêndios" que, desde o início de 2008, já se mostravam iminentes.

 

Sr Marcelo eu espero poder voltar a ver o nosso Santos ocupar o lugar merecido. O lugar que conquistamos com toda a nossa gloriosa história. Por favor, não deixe que essa história seja esquecida, apagada ou arranhada com uma queda para a série B. Com todo respeito aos outros times que já caíram, o Santos é muito grande para que isso ocorra. E ao contrário do que dizem alguns “engravatados” comentaristas de futebol, cair não faz bem. Não faz bem para nós que somos apaixonados pelo Clube, que vivemos dentro desse Clube desde o nosso nascimento. Nosso lugar não é brigando para não cair, mas brigando por títulos. Somos sim, mal-acostumados, como o senhor mesmo afirmou, mas mal-acostumados porque o Santos, graças a Deus, nos permitiu ser assim com a sua história de glórias. Nos acostumou a ser vencedores, sempre. E se caso a vitória não venha, e isso faz parte do esporte, pelo menos quero ver um time honrado dentro de campo, um time digno de nossa história e de nossos grandes ídolos. E uma diretoria honrada e comprometida administrando tudo isso do lado de fora. Chega de decepção.

 

Enfim, Sr. Marcelo Teixeia, chegou o momento de mais uma eleição e esse ano eu não votarei no senhor. Acho que chegou o momento do senhor receber de coração o muito obrigado de toda a nação santista. Sim, temos que reconhecer que o senhor foi importante para o Santos, nos deu títulos, se doou ao Clube, as vezes sacrificando sua própria família e seus próprios negócios em prol do Santos. Não podemos deixar de reconhecer isso, e quero deixar bem claro que não estou sendo irônico. O meu muito obrigado é sincero.

 

Mas agora é hora de mudar. Todos nós nascemos e morremos, o Santos não. O Santos é imortal, é eterno, e não pode ficar atrelado a uma pessoa só. O Santos não é nem de Santos, o Santos é do mundo! Eu confesso que não acreditava na sua candidatura, achava que o senhor deveria sair com o mínimo de dignidade depois desses dois anos ridículos que tivemos, salvo o futebol feminino (mais uma vez obrigado, mas para o nosso Santos, isso é MUITO pouco). Mas novamente o senhor se candidatou. E espero, de coração, caso o senhor ganhe mais uma vez que o senhor lembre de tudo o que vivemos nesses últimos dois anos, e que em 2010 possamos novamente ser o Santos Futebol Clube que o mundo conhece. Boa sorte, não para o senhor, mas para todos nós que amamos o Santos.


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário